Koyomimonogatari ~Brazilian Portuguese~/Koyomi Morto/004

From Baka-Tsuki
Jump to navigation Jump to search

004[edit]

“Eaí, Koyomin — bom dia.”

Disse a Gaen-san.

Disse Gaen Izuko.

Não era nada especial, apenas um cumprimento normal — eu assumi que não importava onde ela estivesse, ela cumprimentaria as pessoas assim. Sendo numa estrada pública, ou num templo no topo de uma montanha.

Se havia algo como um local especial ou uma situação especial para ela era algo a se questionar — era possível que, para ela, nada neste mundo pudesse ser considerado especial.

Porque ela sabia de tudo — então tudo era o mesmo.

“Já faz um tempo — quando foi a última vez que nós nos vimos? Certo, foi em Setembro, não foi? Hoho, embora eu tenha ouvido algumas notícias sobre você desde então...”

“... Bom dia.”

Eu baixei minha cabeça.

Bem, muitas coisas aconteceram com ela — mas no geral, no fim ela era minha benfeitora. Como o Oshino, de quem ela era uma sênior.

Não.

Mais do que apenas me sentir agradecido a ela, eu devia uma dívida grande a ela mais do que devia ao Oshino no sentido de que eu havia a feito uma grande injustiça, quase uma traição — não era no nível de uma culpa consciente, mas eu ainda me sentia pequeno em sua presença, e eu não conseguia encará-la nos olhos.

É por isso que, quando confrontado sem aviso prévio dessa maneira, — eu não consegui deixar minha cabeça levantada.

Mas a Gaen-san, por outro lado, não parecia guardar nenhuma mágoa de mim ou coisa parecida, e estava sorrindo assim como ela tinha sorrido na última vez que tínhamos nos encontrado — bem, no caso dela, ela era capaz de usar e abandonar as pessoas a sua volta com um sorriso em seu rosto, então isso não me encheu de confidência exatamente.

Como a Sengoku e a Hachikuji — se eu considerasse o que aconteceu a Sengoku Nadeko e a Hachikuji Mayoi, então eu deveria ter toda razão em ficar com raiva dela... Mas eu sabia que essa raiva, como ela era, seria mal direcionada. Como ela era.

“Ficou bem grave, não foi? — O seu corpo. Koyomin.”

“Bem... É algo que ainda é tratável.”

“Hoho. Imagino, bem, considerando todas as crises que você conseguiu superar até agora, a sua situação física atual... Sua condição não é algo a ser temido. O que ficou bem grave foi —“

Gaen-san apontou para trás dela.

No momento, a única coisa que estava atrás dela era o templo recentemente construído — uma construção vazia, sem qualquer objeto de adoração.

Em certo sentido, não era muito diferente do derramado de madeira que eu tinha construído em classe faz um tempão — embora se eu dissesse isso, o carpinteiro que construiu o templo poderia ficar com raiva de mim.

“Em pensar que seria a Yozuru.”

“......”

“Kagenui Yozuru — minha amada caloura. Em pensar que ela se tornaria um alvo — sério, foi inesperado. Mesmo para mim.”

“... Você não deveria ser capaz de esperar tudo?”

Ela se tornou um alvo.

Não era como se eu não tivesse tido nenhuma reação a essas palavras bruscas — mas o que foi mais surpreendente para mim foi ouvir a palavra ‘inesperado’ vindo da boca da Gaen-san.

Não, não foi uma surpresa.

Eu só pensei que ‘ela estava mentindo’.

“Você sabe de tudo, não sabe?”

“Ora, ora, o que há com esse sarcasmo dirigido a uma amiga que você não vê faz um tempo, Koyomin? Não tem como alguém que sabe de tudo existir de verdade. É somente uma retórica, entende, uma retórica. Eu só digo isso por dizer, quase como um blefe~.”

“......”

Eu não conseguia ler as verdadeiras intenções dela.

Eu não havia realmente sido capaz de dizer o que o Oshino pensava — e Kaiki e a Kagenui-san não eram do tipo de pessoa que você pudesse ler também, mas eu realmente podia dizer que ela era a veterana dessas pessoas.

Não...

Havia algo errado nisso.

A ilegibilidade do Oshino e dos outros e a ilegibilidade da Gaen-san eram de tipos diferentes — pelo menos, eu não podia dizer que elas eram a mesma.

Para a geração júnior de Oshino Meme, Kaiki Deishuu e Kagenui Yozuru, mesmo embora seja difícil colocar isso em palavras, eles mostravam algum tipo de comunalidade.

Para eles.

Você não poderia dizer o que eles estavam pensando.

Noutras palavras — você não podia os ler.

Contudo... No caso da Gaen-san, não era exatamente que você não pudesse dizer o que ela estava pensando — era mais que você não queria saber o que ela estava pensando.

Noutras palavras — você não podia a ler.

Você não a lia.

Você não queria a ler — mas eu não estava dizendo que ‘você não queria a ler’ no sentido de que você não queria a ler porque a cabeça dela estava cheia de um mal detestável.

Se eu quisesse dizer isso, então eu iria querer ler o interior da cabeça de Kaiki ainda menos — era simplesmente que a cabeça da Gaen-san era tão complexa e misteriosa que, se eu tentasse a ler, seria como se meu cérebro fosse explodir.

É por isso.

É um tipo de autopreservação, eu não queria tentar ler as verdadeiras intenções de Gaen Izuko — da mesma maneira que ninguém tentaria levar o soco de um boxer peso-pesado quando havia necessidade disso.

Contudo... Pode haver uma necessidade disso agora.

Se ela tinha aparecido dessa maneira.

Se ela tinha aparecido para mim por sua própria vontade dessa maneira — ela só viria me ver se houvesse uma necessidade disso.

Pelo menos, a Gaen-san parecia ter sabido que eu viria a este templo apesar do fato de que eu tinha um exame hoje, como se estivesse num itinerário, e vindo para me emboscar — ela tivesse dito ‘não há nada que eu não saiba’ em vez de ‘há algo que eu não sei’, então eu me sentiria mais aliviado e seria mais receptivo.

Noutras palavras... É ainda mais assustador.

Se havia algum tipo de situação progredindo por esta cidade que nem mesmo a Gaen-san pudesse apreender — eu preferiria mais que isso fosse apenas uma retórica, ou uma piada prática entre amigos... Ou até mesmo humildade.

Eu queria que ela me fizesse pensar isso.

“Não faça essa cara. Você não devia fazer essa cara para os seus amigos, Koyomin — quando eu digo inesperado, neste caso, estou dizendo que era como ter cinco lados de um dado marcados com um ‘1’, mas ele acabar caindo no ‘6’. Eu tinha compreendido que havia a probabilidade de cair no ‘6’... Mas a probabilidade era tão baixa que ela não era provável de ocorrer, pelo que eu sabia.”

“......”

“Eu não pensei que haveria alguém que faria uma manobra contra a encarnação da violência, Kagenui Yozuru — é por isso que eu tinha a enviado para lidar com a situação anormal em relação ao seu corpo.”

“Alguém que faria uma manobra — a maneira que você diz isso me faz ficar curioso.”

À dúvida que eu cuidadosamente levantei, a Gaen-san foi,

“Hm?”

e inclinou sua cabeça em confusão.

Como se fosse de propósito.

“O que você quer dizer, Koyomin?”

“Bem, quer dizer... Eu tô muito grato por você ter enviado a Kagenui-san.”

Isso mesmo.

Eu deveria ter dado à Gaen-san minha gratidão imediatamente após me encontrar com ela — embora, no estado atual em que a subordinada dela, Kagenui-san, tinha desaparecido, talvez eu devesse ter me desculpado a ela em vez de agradecê-la.

Contudo, antes de me desculpar e antes de agradecê-la.

Eu tinha a perguntado.

“Hahaha, para, Koyomin. Dizem mesmo que você deveria ter boas maneiras mesmo entre amigos, mas esse é um ditado tão formal, e ele é totalmente inútil entre você eu. Então, o que você quer dizer?”

Mesmo falando como se o evitasse, Gaen-san não se desviou do ponto principal e repetiu a pergunta. Mais do que ser a arte da conversação, parecia mais um procedimento.

“... Alguém que faria uma manobra — o que quero dizer é, se eu tivesse tido uma impressão diferente da Kagenui-san. Nessa situação, normalmente você não diria algo do tipo, alguém que a tiraria de cena?”

“Entendo. Imagino que seja por conta da minha fé inabalável na força da Kagenui — embora seja você quem lutou contra a Kagenui antes, então talvez você esteja qualificado para duvidar disso. Já que você imprudentemente desafiou a Kagenui durante as férias de verão, certo — então já havia alguém que faria uma manobra contra ela.”

“......”

“O quê, não é como se eu tivesse me esquecido disso — eu simplesmente tenho mais fé na força da Kagenui do que você. Eu sei que há sempre alguém mais forte — ou melhor, que força nunca é absoluta. Mesmo que a probabilidade seja baixa — sabe?”

Gaen-san acenou para mim.

Acenou?

Embora eu me perguntasse por que, acabou que era difícil ter uma conversa com o portão do templo entre nós.

Eu me preparei e cruzei pelo portão do templo.

O significado das palavras da Gaen-san mudava dependendo de se você pensasse que havia alguém mais forte que a Kagenui-san em termos de violência, ou se tivesse uma maneira de bloquear a força dela — bem, não importando o que ela queria dizer —

“Você tá dizendo que não consegue acreditar que teria alguém que se arriscaria a fazer uma manobra contra a Kagenui-san?”

Era isso.

Essa era a dúvida que eu tinha.

Não importava o motivo — eu pensaria que alguém tentaria confrontar a Kagenui-san. Para confrontar a encarnação da violência — no meu caso, a vida da minha irmã esteve em jogo.

Talvez fosse isso que tivesse uma ‘probabilidade baixa’ para a Gaen-san... Mas isso foi simplesmente minha falta de compreensão do inimigo, se eu tivesse tido um entendimento da quantidade de poder que a Kagenui-san tinha, então eu poderia ter escolhido uma tática diferente. Não, mesmo que esse não fosse o caso — se não fosse pela Shinobu, eu provavelmente não teria tido a coragem de enfrentar a Kagenui-san.

E, como compensação da minha dependência na Shinobu, eu tinha começado a perder minha humanidade — e não minha humanidade no sentido psicológico, mas minha humanidade no sentido físico.

......

Poderia ser isso. Em vez de adivinhar o motivo para se fazer uma manobra contra a Kagenui-san — o que realmente fez uma manobra poderia ser essa compensação paga.

Alguém.

Gaen-san tinha usado uma descrição personificada como se isso fosse uma questão de curso — e normalmente isso seria somente uma figura de discurso, e algo mal falado que não tinha nenhum significado, mas por conta da Gaen-san ter usado isso, não pensei que esse fosse o caso.

Basicamente, a linha de pensamento que dizia que a Kagenui-san deixou o templo por sua própria vontade livre — tinha sido completamente apagada.

Alguém — você normalmente usaria isso para se referir a uma pessoa, mas isso também poderia se referir a uma esquisitice — ou talvez até mesmo algo além disso.

Ao que exatamente a Gaen-san estava se referindo quando ela usou ‘alguém’?

“Bem, ela era uma especialista com aquele estilo de vida, aquele estilo de luta — era verdade que ela podia facilmente ganhar o ressentimento de outros. Contudo, não era como se ela estivesse declarando justiça somente para se mostrar ou por um capricho. Embora ela fosse ressentida, ela nunca seria injustamente ressentida, eu acho.”

“......”

Como alguém que estava cuidando de duas irmãs que declaravam justiça apenas para se mostrarem e por um capricho, isso era algo um pouco doloroso de se escutar.

“Basicamente, você tá dizendo que acha que a própria Kagenui-san não foi a fonte do problema.”

“Em vez de ser algo que eu acho, essa é a verdade, Koyomin — a propósito, como está a Yotsugi?”

“Eh?”

Fiquei um pouco surpreso por como o assunto mudou subitamente — mas, por ser a Gaen-san que estava fazendo isso, era um procedimento certamente necessário.

Mesmo embora eu não fizesse ideia do que ela queria com esse procedimento, e mesmo enquanto eu pensava que seguir o intento dela seria perigoso, e mesmo enquanto eu compreendia isso — estando não capaz de ler, sem ler, as verdadeiras intenções da Gaen-san, eu respondi. A primeira guardiã da Ononoki-chan era, claro, a Kagenui-san, mas considerando as origens da Ononoki-chan, num sentido mais amplo, a Gaen-san também era uma das guardiãs dela — como sua guardiã, ela tinha o direito de saber da situação daqueles que ela estava guardando.

“Ela tá... bem. Já que ela não tem nenhuma expressão facial, eu não sei realmente o que ela sente sobre esse caso... Mas é ela quem mais sabe da Kagenui-san. Não parece que ela tá preocupada — no momento.”

Percebi que contar que ela tinha demandado uma quantidade ultrajante de sorvete não era uma informação exatamente útil, então eu terminei minha atualização do status da Ononoki-chan nisso.

Bem, percebi que isso era tudo que ela queria ouvir.

“É ela quem mais sabe da Kagenui-san? Haha... Você não sabe de nada, sabe, Koyomin?”

“Eh?”

“Bem, está tudo completamente bem contanto que você não finja saber sobre a Yotsugi, que é uma esquisitice~.”

A propósito, já que eu sei de tudo, eu naturalmente sei sobre a Yotsugi também.

Disse a Gaen-san — inesperadamente, ela era alguém que gostava de se achar um bocado. Bem, vendo que eu não sabia absolutamente nada sobre a Ononoki-chan, esse era o caso, essencialmente.

Mesmo embora nós tenhamos passado um mês morando debaixo do mesmo teto, tudo que eu sabia sobre essa garota era que ela gostava de sorvete. Se eu tivesse que escolher, diria que essa informação não era algo de que eu precisava.

“Embora, já que você está se tornando uma esquisitice também, não é como se você não seria capaz de entender ela, já que ela também é uma esquisitice — mas no final, duas esquisitices serem capazes de se entender é somente uma ilusão.”

“Hah... Bem, tem muita discórdia entre a Ononoki-chan e a Shinobu.”

Graças a isso, o quarto dos Araragi na casa dos Araragi não tinha uma atmosfera particularmente boa — no começo, a disputa simplesmente não acabava, mas agora estava num estado de guerra fria, e estávamos num estilo de vida sem comunicação entre a Ononoki-chan, que se movia durante o dia, e a Shinobu, que era noturna.

Sinceramente, era bem estressante, e nos estudos recentes que eu tinha feito — embora meus estudos estivessem nos seus estágios finais, eu não poderia dizer exatamente que fiz muito progresso

“E a Yotsugi é única mesmo entre as esquisitices — nisso que ela é artificial.”

“Artificial...”

“Ela estava bem calma quando confrontou o Tadatsuru, não estava? Nós testamos isso antes — ordenamos a ela que lutasse contra a Kagenui.” Gaen-san estava dizendo essas coisas inacreditáveis tão casualmente.

“Eu tinha pensado que fosse impossível que ela pudesse ter emoções aparentemente humanas — eu não achava que a probabilidade era tão baixa naquela época, mas então ela atacou a ‘onee-chan’ sem nenhuma hesitação.”

“......”

“Bem, quanto a essa batalha em si, a Kagenui foi a vencedora. Mesmo que você pudesse parar a Yotsugi se a ordenasse a fazer isso, não fazer isso era bem do feitio da Kagenui — ah, não precisa se preocupar, Koyomin. Mesmo embora eu tenha falado disso tão subitamente, não é como se eu esteja dizendo que a Ononoki Yotsugi é a culpada pelo desaparecimento da Kagenui.”

Gaen-san foi rápida em dispensar a dúvida que tinha levemente passado pela minha mente — como se casualmente insinuasse que desvios sem sentido não eram permitidos, como algum tipo de enigma de shogi construído.

“Contanto que ela não seja ordenada — contanto que ela não seja empregada, ela nunca aparentaria agir dessa maneira.”

“Bem — imagino que sim.”

Enquanto a Gaen-san dizia que ela nunca aparentaria agir dessa maneira em vez de que nunca agiria dessa maneira, percebi que a individualidade da Ononoki-chan, seu livre arbítrio, foi completamente negado — mas certamente, com o Tadatsuru... Se considerando o estado da Ononoki-chan quando ela estava confrontando ele, se opondo a ele, parecia que o que a Gaen-san estava dizendo era basicamente verdade.

Assim como ela não tinha nenhuma expressão facial.

Ela não tinha nenhuma emoção — e claro, nenhuma paixão.

“Na verdade é por esse motivo — que a Kagenui-san foi eliminada, entende.”

“Eh... Eliminada?”

Eu estava ficando impaciente comigo mesmo por reagir a cada e toda palavra que a Gaen-san dizia — já que eu não conseguia ler suas intenções, eu pelo menos desejava puder ter me preparado em adiantamento ao encará-la para conversar com alguma compostura.

Sem algum tipo de dignidade com a Hanekawa, acho que eu não podia encarar a Gaen-san... Embora uma conversa entre a Hanekawa e a Gaen-san parecia-se com algo que estaria além das minhas capacidades.

“O que você quer dizer quando diz eliminada?”

“Como eu disse antes, o desaparecimento da Kagenui não foi causada pela própria Kagenui ou qualquer coisa do tipo, Koyomin — em primeiro lugar, ela mal estava relacionada à série de histórias desenrolada nesta cidade. Ela quase tinha se envolvido na história relacionada à sua irmã, Koyomin, mas isso foi evitado pelos seus próprios esforços.”

Embora em vez de evitado, isso foi mais rejeitado, disse a Gaen-san.

“É por isso que eu tinha a enviado dessa vez... Bem, acho que isso estava mais profundamente enraizado do que pensei. Mais do que eu pensei.”

“Ao dizer que isso era mais do que você pensou — mesmo que tivesse mais profundamente enraizado do que você pensava, isso ainda foi de acordo com o que você sabia?”

“Não se vire contra mim, Koyomin — não é como se eu seja incapaz de ser atingida, especialmente quando a minha caloura fofa foi misturada com os seus problemas, Koyomin.”

“......”

“Ah, imagino que você poderia dizer que a Kagenui foi misturada nisso, mas quem foi arrastado para isso foi o Kaiki — me pergunto o que realmente aconteceu com ele? Ouvi várias coisas que estão deixando isso complicado, e embora eu saiba de tudo sobre isso — o problema é que elas podem ser rumores falsos. E a maioria provavelmente são rumores falsos espalhados pelo próprio Kaiki — é realmente irritante para uma veterana quando seu calouro é desleal. E quanto ao Oshino — haha.”

Após falar do Oshino, a Gaen-san simplesmente parou com uma leve risada. Não, para mim, isso não era algo do qual você pudesse simplesmente deixar para lá com uma risada — definitivamente para o Oshino, mas também para a Kagenui-san — e até mesmo para o Kaiki.

“Hm? Não, não, o Kaiki está apenas pagando pelos seus erros, então não se preocupe com ele — embora, em termos da sua personalidade, Koyomin, isso pode não ser possível para você. Mas não se preocupe. E o Oshino também — mas quanto à Kagenui, pode ser melhor esclarecer as coisas pelo bem do futuro. Pelo bem do seu futuro, Koyomin, e o futuro desta cidade.”

“Meu...?”

“Sim. Pelo bem do Koyomin de agora e o de depois. Mas... Você não tem que apoiar os problemas da cidade nos seus próprios. Quanto a por que a Kagenui foi eliminada.”

Disse Gaen-san.

“Foi porque ela simplesmente estava no caminho — não a própria Kagenui Yozuru, mas a sua shikigami, Ononoki Yotsugi. Que estava estacionada próxima a você, Koyomin. É por isso que, para fazer aquela boneca shikigami e tsukumogami impotente e ineficaz, cuidaram da mestra em troca. Ononoki Yotsugi, a shikigami que poderia apenas receber ordens e ser empregada. Tirando a mestra no topo da cadeia de comando de cena, então não haveria necessidade de se temer aquela garota de aparência posada~.”

Cuidaram.

Com aquelas palavras bruscas — meu coração começou a bater.

Ele doía.


Retornar para Koyomi Morto/003 Voltar para a Página Monogatari - Português Brasileiro Continuar para Koyomi Morto/005