Bakemonogatari: Volume 1 - Macaca Suruga 002

From Baka-Tsuki
Jump to navigation Jump to search

002[edit]

“Oh, Aryaryagi-san.”

“É Araragi.”

“Desculpe, mordi minha língua.”

Enquanto voltava da escola numa sexta-feira, avistei uma pequena garotinha de marias-chiquinhas carregando uma mochila, de nome Hachikuji Mayoi, adiante de mim enquanto eu pedalava a minha bicicleta por um declive. Eu freei e a chamei enquanto parava ao lado esquerdo dela. Hachikuji piscou e pareceu surpresa antes de pronunciar o meu nome errado como sempre.

Eu fiquei um pouco impressionado que ela ainda estava vindo com novas maneiras de se dizer o meu nome errado, então eu educadamente a corrigi.

“Não diga o nome das pessoas como se você fosse Ukkari Hachibei.”

“Eu acho fofo.”

“Isso me faz parecer absurdamente incompetente.”

“Hmm. Bem, isso é surpreendentemente adequado.”

Aquela estudante do quinto ano tinha uma maneira de dizer coisas horríveis sem nem pensar.

“Araragi-san, fico feliz que você pareça estar bem. Fico feliz por ser capaz de me encontrar com você novamente assim. Algo aconteceu desde então?”

“Hm? Ah, na verdade não. Esse tipo de coisa não acontece tão frequentemente. Tive uma vida bacana e pacífica. As coisas têm estado bastante calmas. Embora a gente tenha uma prova vindo por aí, então nem tudo tá tão pacífico ou calmo.”

Quase duas semanas atrás, dia 14 de maio, também conhecido como o Dia das Mães, eu tinha conhecido Hachikuji Mayoi num certo parque, o que me levou a se envolver numa espécie de incidente. Nada de substância o suficiente para realmente ser chamado de incidente pode ter acontecido e nada abstrato digno de nota tinha acontecido, mas eu tive uma experiência incomum e tanto.

Por incomum, simplesmente quero dizer incomum.

Graças à ajuda daquele homem desagradável do Oshino e da Senjougahara, vi o problema ser resolvido sem mais complicações. Contudo, se eu visse os eventos de 14 de maio como inevitáveis em vez de algo que aconteceu por acaso, então essas calmas e pacíficas duas semanas seguintes em que nada aconteceu também pareciam ter sido inevitáveis em vez de acontecerem por acaso.

Pelo que eu podia ver, Hachikuji estava bem também. Isso significava que os eventos daquele Dia das Mães tinham sido resolvidos sem deixar nenhuma ponta solta. Para experiências tão incomuns, na verdade aquilo era bem raro. Para a Hanekawa, Senjougahara ou eu, lidar com as consequências da experiência incomum era bem mais duro que a experiência em si. Você poderia até mesmo chamar de cruel.

Hachikuji Mayoi.

Nesse sentido, eu estava com um pouco de inveja dela.

“Oh, o que parece ser o problema, Araragi-san? Por que você estava me olhando com olhos tão apaixonados? Isso é tão indecente.”

“... Como os meus olhos são apaixonados?”

E eles são indecentes?

Esse não é o tipo de paixão que eu quero.

“Se você me olhar assim, ficarei com soluços.”

“Você tem um diafragma esquisito.”

Isso me surpreendeu.

Se você pensasse pelo que Hachikuji tinha passado, não era algo do qual eu devesse sentir inveja. Se você olhasse para isso de certa maneira, a Hachikuji pode ter passado por mais dificuldades do que Hanekawa, Senjougahara ou eu. Tenho certeza de que muitas pessoas sentiriam que seria essa a maneira adequada de se olhar para isso.

Enquanto eu pensava nisso, duas estudantes do ensino médio passaram pelo lado esquerdo da minha bicicleta. As duas eram garotas. Elas vestiam uniformes de uma escola do ensino médio diferente do meu. Elas claramente estavam olhando para Hachikuji e eu suspeitosamente. As vozes sussurradas que ouvi enquanto elas passavam deixaram um sentimento desagradável em mim. Aparentemente, a vista do estudante do terceiro ano do ensino médio, Araragi Koyomi, falando com uma estudante do quinto ano da escola primária, Hachikuji Mayoi, parecia muito estranha para pessoas com gostos normais.

Mas eu não ligava.

O olhar frio do mundo não significava nada para mim.

Eu não tinha chamado a Hachikuji de forma impensada, e nós éramos os únicos que precisavam saber da verdade. A amizade que tínhamos construído não seria abalada por tal preconceito.

“Oh, céus. Parece que aquelas garotas perceberem que você é um lolicon, Araragi-san. Elas descobriram o seu verdadeiro desejo.”

“Eu não quero ouvir isso de você!”

“Não precisa se envergonhar. Não há nenhuma lei contra gostar de garotinhas. As pessoas são livres para ter quaisquer gostos que elas desejem ter. Contanto que você não realize de verdade nenhum de seus desejos anormais, não há nenhum problema.”

“Mesmo que eu gostasse de garotinhas, eu te odiaria!”

Parecia que nós não tínhamos desenvolvido nenhuma amizade.

Todos ao meu redor eram assim.

Eu olhei por cima do meu ombro.

Não vi mais ninguém lá.

Por enquanto, pelo menos.

“Sério... Tudo que você diz e faz faz parecer que você tem um grande compromisso. De todo jeito, Hachikuji, o que você tá fazendo vagando por aqui? Você tava tentando chegar a algum lugar e se perdeu de novo?”

“Essa é uma coisa muito rude de você dizer, Araragi-san. Desde que nasci, eu nunca me perdi nenhuma vez.”

“Você tem uma memória bastante maravilhosa.”

“Para, você vai me fazer corar.”

“Sim, seria realmente maravilhoso se esquecer de tudo que você achasse ser desfavorável.”

“Não, não. A propósito, quem é você?”

“Você se esqueceu de mim?!”

Essa foi uma resposta maneira.

Ela tinha bom gosto.

“Digo, mesmo que eu saiba que é uma piada, alguém se esquecer de você é razoavelmente depressivo, Hachikuji.”

“Não se pode evitar. Eu me esqueço de tudo que eu acho desinteligente.”

“Não sou estúpido o suficiente para que você tenha qualquer direito de dizer qualquer coisa sobre isso! E eu disse desfavorável, não desinteligente!”

“Não se pode evitar. Eu me esqueço de tudo que eu acho desfavorável.”

“Sim, sim. Você entendeu agora... espera! Não, não entendeu! Não chame a mera existência de outras pessoas de desfavorável!”

“Foi você quem disse isso.”

“Quieta. Não tente transformar isso em algo que é culpa minha.”

“Você com certeza é egoísta, Araragi-san. Mas tudo bem. Serei mais cuidadosa quanto ao que direi no futuro. Por enquanto...”

“Por enquanto?”

“Em vez disso, direi que você é anti-favorável.”

“......”

Era uma conversa agradável.

Na verdade, eu tinha um pequeno problema com o fato de que eu, o estudante do terceiro ano do ensino médio chamado de Araragi Koyomi, estava falando no mesmo nível que uma estudante da quinta série. Contudo, não parecia ser muito diferente de conversar com as minhas irmãs do ensino fundamental. E se você não se preocupasse muito com a diferença entre o ensino do primário e do fundamental, as minhas conversas com a Hachikuji progrediam muito mais facilmente do que aquelas com as minhas irmãs.

Com um suspiro, saí da minha bicicleta.

Eu então caminhei junto da bicicleta, puxando-a pelo guidão.

Falar com a Hachikuji era agradável, mas se nós apenas ficássemos andando por aí enquanto fazíamos piadas, isso poderia arruinar meus planos posteriores. Não era como se eu estivesse com pressa, mas ainda senti que era melhor continuar andando enquanto falava com a Hachikuji. Hachikuji não parecia estar vagando por aí porque ela tinha um destino definido, então ela caminhou ao lado da minha bicicleta sem eu precisar dizer algo ou instá-la pelo caminho. Ela realmente não tinha muito que fazer.

Havia outro motivo pelo qual permaneci em movimento, mas outra olhada por cima do meu ombro colocou essa preocupação em repouso por enquanto.

“Para onde você está indo, Araragi-san?”

“Pra casa, por agora.”

“Por agora? Você vai sair de novo mais tarde?”

“Mais ou menos. Se você se recorda, mencionei que tinha uma prova chegando.”

“Sim, ele vai testar a sua habilidade e, portanto, o seu valor, certo?”

“Isso é levar isso longe demais. O propósito da prova é de meramente ver se posso me graduar ou não.”

“Entendo. Então é de ver se você falhará em graduar ou não.”

“......”

Isso significava a mesma coisa, mas a nuance era um pouco diferente.

Japonês era uma língua traiçoeira.

“Afinal de contas, sua inteligência é anti-favorável, Araragi-san.”

“Agora eu preferiria que você simplesmente me chamasse de desinteligente.”

“Mesmo se fosse verdade, há algumas coisas que você pode dizer e outras coisas que não precisam ser ditas.”

“Então não tem nada que você possa dizer?!”

“Não se preocupe, Araragi-san. As minhas notas também não estão boas, então nós realmente somos iguais.”

“......”

Uma garota estudante do primário estava me consolando.

Eu era igual a uma garota estudante do primário.

Eu também podia sentir a enganação casual de Hachikuji Mayoi no fato de que ela mudou “desinteligente” para “notas ruins” quando se referindo a si mesma.

“Sinceramente, esse é um problema bem grave. Se eu me sair mal nessa prova, eu poderia ficar numa situação realmente ruim.”

“Você seria expulso?”

“Pode ser uma escola preparatória para a faculdade, mas ela não é louca o suficiente pra expulsar as pessoas por se saírem mal em suas provas. Na verdade, uma escola assim ao menos existe? Isso parece uma piada ruim. De todo jeito, acho que o pior que poderia acontecer é ter que repetir o ano, mas eu ainda preferiria não ter que fazer isso.”

Se eu pudesse evitar isso, evitaria.

Não, eu tinha que evitar isso a todo custo.

“Hm. Então, Araragi-san, esse não seria um bom motivo pra não sair hoje? Você não deveria ficar em casa e estudar?”

“Você diz umas coisas surpreendentemente sérias, Hachikuji.”

“Araragi-san, eu preferiria que você não dissesse coisas tão sérias.”

“Você ficou de boa comigo dizendo que era surpreendente?!”

Ela era uma animadora e tanto.

“Você não precisa se preocupar, no entanto. Na verdade, essa faz uma boa sequência, Hachikuji. É desnecessário dizer, mas eu não tô saindo pra me divertir ou pra ir ao shopping. Estou saindo pra estudar.”

“Hm?” Hachikuji solenemente inclinou sua cabeça para o lado. “Então você está indo para a biblioteca ou para algum lugar para estudar? Hmm... Pessoalmente, sinto que estudar no conforto do seu próprio quarto é muito mais efetivo... Oh, Araragi-san, você está frequentando um cursinho?”

“Acho que é mais um cursinho do que uma biblioteca”, falei. “Você se lembra da Senjougahara? As notas dela ficaram no topo da nossa classe no ano passado, e ela prometeu me ajudar a estudar na casa dela.”

“Senjougahara-san...”

Hachikuji dobrou seus braços e olhou para baixo.

Ela não se esqueceu dela, esqueceu?

Se sim, era mais provável por conta de medo do que achá-la desfavorável.

“O nome completo dela é Senjougahara Hitagi. Ela era a garota de rabo-de-cavalo que tava comigo antes. Ela ajudou...”

“... Oh, aquela tsundere.”

“......”

Bem, parecia que ela tinha se lembrado dela.

Parecia que aquela palavra de oito letras que começa com um T e termina com um E estava se tornando grandemente usada para descrever seu comportamento, mas eu não tinha tanta certeza de que isso era uma coisa boa. Eu decidi que precisava perguntar a ela sobre isso alguma hora. Como eu responderia a ela ser chamada assim mudaria dependendo da resposta dela.

“Ela era uma pessoa de mente maravilhosamente aberta. Ela me mostrou o caminho enquanto me carregava nos ombros por todo o caminho.”

“Você tá embelezando as suas memórias?!”

Parecia que as memórias da Hachikuji de Senjougahara tinham sido um pouco traumáticas. Bem, dados ambos os problemas delas, isso não é tão surpreendente.

“Hmm”, Hachikuji murmurou com seus braços ainda dobrados. “Mas, se me recordo, você e a Senjougahara-san estavam... como devo dizer... umm....”

Hachikuji parecia estar tentando escolher suas palavras cuidadosamente. Eu tinha uma boa ideia do que ela estava tentando dizer, mas a Hachikuji deveria estar hesitante em dizer isso diretamente, então ela estava procurando por uma maneira diferente de dizer isso. Pode não ter sido a ponto de curiosidade, mas eu fiquei um pouco interessado quanto a quantas opções o vocabulário de uma estudante da quinta série daria a ela, então eu meramente a observei sem oferecer nenhuma ajuda.

Finalmente, Hachikuji disse, “Vocês dois entraram em um contrato romântico, não entraram?”

“Essa é uma escolha horrível!”

Como esperado, acabei gritando com ela.

A troca tinha sido perfeita o suficiente para sair direto de um livro didático.

“Hã? Araragi-san, eu falei algo estranho?”

“Mesmo que nenhuma das palavras que você usou tenha sido estranha na superfície, acho que a maioria das pessoas detectaria um tom desagradável de significado à espreita debaixo da superfície.”

“Se você não gosta do termo contrato, Araragi-san, que tal transação. Uma transação romântica.”

“Isso é ainda pior! Só diga isso como uma pessoa normal!”

“Tudo bem, farei como você deseja e direi isso normalmente. Dizer as coisas normalmente é mamão com açúcar para mim. Aqui vai, Araragi-san. Você e a Senjougahara-san entraram em uma relação romântica.”

“Acho que assim fica bem.”

Uma relação romântica?

Esse é um termo razoavelmente antiquado.

É isso que você considera normal?

“Você pode ter dito que vai para lá para estudar, mas essa não é apenas uma desculpa? Talvez você esteja na verdade tendo um encontro romântico secreto?”

“......”

E mais outra maneira antiquada de falar isso.

Havia algo seriamente estranho no vocabulário dela.

“Ir para a casa da sua amada logo antes de uma prova que decidirá se você terá que repetir um ano parece suicida, Araragi-san.”

“Ela decide se vou conseguir me graduar ou não.”

Ela deve ter pensado que eu era bastante idiota.

Senti pena de mim mesmo.

“E não chame isso de suicida.”

“Então isso parece um suicídio em si.”

Parecia que eu estava sofrendo bullying de uma garota estudante do primário.

Senti pena de mim mesmo.

“Só pra que saiba, você é crescida o bastante pra eu resolver as coisas de uma vez por todas se você me forçar o suficiente.”

“Crescida o bastante? Você quer dizer nos peitos e na bunda? Araragi-san, o que você espera conseguir do corpo de uma garota do ensino primário?”

“Cala a boca. Não distorça as minhas palavras assim.”

Eu golpeei a cabeça da Hachikuji.

Hachikuji me chutou de volta no queixo.

Acabou num empate por conta de machucados.

Nós dois concordamos em não continuar com isso e prevenir mais dor em nossa própria parte.

“De todo jeito, você não precisa se preocupar com isso, Hachikuji. A Senjougahara é muito estrita quanto a esse tipo de coisa.”

“Ela é estrita quanto a estudar? Então ela é uma professora durona? Vindo a pensar nisso, ela parece ser do tipo que odiaria idiotas.”

“Sim, ela disse que os odeia.”

E é por isso que Senjougahara não gostava de crianças.

E isso incluía Hachikuji.

Era possível que ela não gostasse de mim também.

Além disso, enquanto estamos neste assunto, a Senjougahara não era meramente estrita no que se referia a estudar. Mas acho que isso é apenas como os estudantes excelentes são.

“Então ela é que nem o Sargento Carinhoso.”

“Esse é um oficial do exército que parece gentil.”

“Umm, falando na casa da Senjougahara-san, ela não fica perto do parque do outro...?”

“Não, tenho certeza de que a gente mencionou isso alguma hora, mas a Senjougahara se mudou de lá um tempo atrás. Eu tinha ficado na casa dela só um pouco uma vez antes de te encontrar. É uma boa distância. Tô indo pra casa pra trocar de bicicleta antes de sair pra lá. Na verdade, posso tá um pouco mais apressado pelo tempo do que pensei.”

“Se você está com pressa, eu não lhe segurarei.”

“Não, não tô atrasado nem nada assim.”

Além disso, mesmo estando indo para a casa da Senjougahara, eu estava indo lá para estudar, então eu não estava exatamente motivado a chegar lá apressado. Eu não fazia ideia de quanto abuso verbal a Senjougahara infligiria em mim se eu a deixasse saber disso.

Mas, por outro lado...

Senjougahara Hitagi.

A Hachikuji era uma coisa, mas a Senjougahara tinha seu próprio estilo...

“Ei, Hachikuji”, comecei a perguntar.

E então eu ouvi um barulho vindo de trás.

Um barulho.

Especialmente, passos.

Em vez de ouvir uma série de passos vindo em direção a mim num ritmo acelerado, soava mais como uma pessoa que estava dando longos saltos com cada passo.

Eu sequer tive tempo de me virar para verificar.

Ah, certo...

Na verdade, havia outro problema além das provas arruinando a paz e a calma da minha vida ultimamente.

Eu tinha pensado que a despistara.

Passo, passo, passo, passo, passo, passo, passo.

Esses passos se aproximavam cada vez mais.

Como eu disse, não tive tempo de me virar.

Mas, ao mesmo tempo, eu simplesmente não podia me virar.

Passo!

Enquanto eu lentamente e relutantemente contorcia o meu corpo em uma volta, ela saltou.

Ela saltou.

Kanbaru Suruga saltou.

Seu salto longo de corrida a deixou ainda mais longe que somente um metro ou dois. Sua forma ideal e trajetória curvada através do ar pareciam ignorar a lei da gravidade universal. Enquanto ela voava pelo ar, ela passou diretamente pelo lado direito do meu rosto.

E ela aterrissou.

Num instante, seus cabelos desgrenhados caíram de volta para pousarem em sua cabeça.

Ela estava vestindo seu uniforme.

Desnecessário dizer, esse seria o uniforme da nossa escola.

O lenço dela era o amarelo do segundo ano.

A propósito, fazer um salto desses em seu uniforme fez sua saia (que já foi encurtada de acordo com seu estilo atual) levantar quase tanto quanto se podia. Contudo, ela estava vestindo polainas que chegavam até seus joelhos, então não ganhei nenhuma alegria desse fato.

Após um pequeno atraso, a saia caiu de volta para sua posição normal.

Eu subitamente senti o cheiro de borracha queimada.

Parecia ser por conta do fundo de seus tênis de aparência muito cara que ela estava calçando causar tanta fricção com o asfalto da rua. Tive que me perguntar quão ridícula sua habilidade atlética era.

E, então, Kanbaru Suruga, a estrela do time de basquete, virou-se.

Ela tinha um pouco de juventude restante, mas sua expressão ostentava um ar valente que era uma visão rara mesmo no terceiro ano. Seus olhos afiados olhavam diretamente para mim.

Ela colocou sua mão para perto de seu peito como se estivesse prestes a fazer um juramento.

E me deu um sorriso gentil.

“Ei, Araragi-senpai. Que coincidência.”

“Nenhuma coincidência poderia ser tão claramente planejada!”

Era óbvio que ela tinha me perseguido.

Quando olhei ao redor, percebi que a Hachikuji tinha desaparecido completamente. Para quão brusca e direta ela era comigo, Hachikuji Mayoi era uma garota surpreendentemente tímida. Ela tinha rapidamente se decidido e escapou pisando com seus pés de maneira extremamente leve. Sério, qualquer um provavelmente fugiria se visse uma garota desconhecida avançando a toda velocidade. (E do ponto de vista dela, provavelmente tinha parecido que a Kanbaru tinha avançado direto para ela).

Que amiga ela é...

Bem, tanto faz.

Eu olhei de volta para Kanbaru completamente absorto em balançar minha cabeça em positivo repetidamente de uma maneira admirada.

“... O quê?”

“Oh, eu só estava me recordando do que você disse, Araragi-senpai. Eu queria gravar isso profundamente dentro do meu coração. ‘Nenhuma coincidência poderia ser tão claramente planejada’... Isso resume a situação tão excelentemente e soa tanto como se tivesse sido pensado na hora quanto como se não tivesse. Acho que é isso que chamam de sagacidade.”

“......”

“Sim, você está certo”, disse Kanbaru. “A verdade é que eu te persegui, Araragi-senpai.”

“... É, eu percebi.”

“Entendi. Então você percebeu. Como o esperado do Araragi-senpai. Você pode ver através de tudo que uma caloura como eu estaria fazendo. Estou tanto embaraçada quanto envergonhada, mas também bastante impressionada.”

“...”

Era difícil lidar com ela.

Eu não fazia ideia de que tipo de expressão estava no meu rosto naquele ponto, mas não importava qual fosse, Kanbaru Suruga não a deu nenhuma atenção e apontou um animado sorriso para mim.

Três dias antes, eu tinha ouvido esses passos reverberantes aproximando-se de mim enquanto eu caminhava pelo corredor. Kanbaru Suruga então tinha me chamado como se isso fosse normal. Ela tinha feito isso tão normalmente que eu tinha respondido normalmente sem nem mesmo pensar. Foi apenas depois de responder que percebi que estava falando com a famosa estrela do segundo ano. Mesmo alguém tão de fora das fofocas atuais como eu tinha ouvido sobre ela. Contudo, não havia nenhum ponto em comum entre nós. Eu não podia pensar em nenhuma conexão entre nós, então fiquei bastante surpreso.

Mas o que tinha realmente me surpreendido foi sua personalidade. Era um pouco difícil descrevê-la, mas ela tinha essa personalidade ou caráter estranhos que eu nunca tinha visto em ninguém mais.

Desde então — então, desde três dias atrás até agora — Kanbaru Suruga esteve me seguindo por aí. Não importava onde eu estivesse, que hora era ou quantas pessoas estavam por perto, eu ouviria esses passos me perseguindo.

“Os intervalos entre as aulas são uma coisa, Kanbaru, mas você não tem que treinar depois das aulas? Você realmente deveria tá aqui?”

“Oh? Você é alguém afiado, Araragi-senpai. Você não deixa a menor das dúvidas passar sem ser questionada. Você é como o protagonista de um romance detetive. Você faria Philip Marlowe correr de vergonha.”

“Não me elogie tanto por apontar que é esquisito uma jogadora de basquete de nível nacional estar aqui a essa hora do dia.”

Eu não tinha nenhum interesse em ler um romance detetive estrelando um detetive que correria de vergonha por algo assim.

“Essas palavras foram cheias de tamanha autodisciplina, e você não perdeu de vista ter uma atitude modesta como sua segunda maior arma. Eu tenho um hábito ruim de enganar até a mim mesma, então há muito que devo aprender de você. Ha ha. Desde os tempos ancestrais é dito que você é influenciado pelas pessoas ao seu redor, e eu mesma me sinto evoluindo como um ser humano apenas por estar perto de você, Araragi-senpai. Acho que é isso que significa seguir o exemplo de alguém.”

Kanbaru continuou a sorrir.

Não havia nenhuma intenção maldosa em seu sorriso.

Eu sempre pensei em alguém como a Hanekawa como sendo o exemplo representativo de uma boa pessoa, mas talvez a Kanbaru fosse o que você tomaria se levasse a ideia de uma “boa pessoa” ao seu extremo.

Para resumir, ela era pior que a Hanekawa.

Ela era mais incômoda do que aquela representante de classe.

“Com a minha mão do jeito que está, não posso praticar”, disse Kanbaru, enquanto apontava para sua mão esquerda.

Sua mão esquerda tinha uma bandagem branca enrolada ao seu redor. Tudo desde as pontas dos seus cinco dedos até seu pulso estava enrolado sem nenhuma lacuna. As mangas longas do uniforme dela o cobriam, então eu não podia ver, mas aparentemente a bandagem chegava até o seu cotovelo. Pouco antes da Kanbaru ter me chamado pela primeira vez, eu tinha ouvido um rumor de que ela tinha a torcido de maneira estranha ou algo assim enquanto fazia algum treino independente.

Ainda assim, rumores eram apenas rumores.

Eu tinha ficado com um pé atrás nisso. Afinal de contas, fora difícil acreditar que alguém com tamanha habilidade atlética e flexibilidade sofreria uma torção ao treinar. Contudo, ao ver a bandagem de verdade, decidi que isso pode ter sido verdade. Às vezes um escrivão escreveria errado, às vezes um kappa seria varrido, e às vezes um macaco cairia da árvore.

“Já que não posso jogar, eu só atrapalharia se estivesse no ginásio, então estou escolhendo não participar do treino por enquanto.”

“Mas você não é a capitã? E mesmo que não seja, a moral do time não vai cair sem você lá?”

“Não posso acreditar que você pensaria que o meu time é tão dependente de uma única pessoa, Araragi-senpai. Meu time não é tão fraco para perder seu ânimo só porque não estou lá”, disse Kanbaru, com um tom de voz forte. “O basquete é um esporte duro. É demais para a força de uma única pessoa. Admitirei que eu me destaco por conta do papel que tenho com minha posição, mas eu devo apontar que eu somente me destaco porque a força de todos me suporta. Como tal, todo o louvor dado a mim deveria ser dividido entre todos do time.”

“... Sim, imagino que sim.”

Era esse o tipo de pessoa que ela era.

Você pode chamá-la de boa ou virtuosa ou qualquer palavra que achar melhor.

Pelo que eu tinha ouvido, essa não foi a primeira vez que a Kanbaru tinha sido extremamente sensitiva a insultos direcionados às suas colegas de time (mesmo que essa não tivesse sido a intenção do comentário). Quando ela estava no primeiro ano, um veterano tinha dito algo rude numa entrevista para um jornal e ela tinha revirado a mesa desse veterano... ou assim diziam os rumores. (A propósito, na verdade, esse rumor em si era falso, mas algo parecido supostamente tinha acontecido).

“Ha ha”, Kanbaru riu. “Entendi, Araragi-senpai. Você tava me testando para ver que tipo de capitã eu sou, não tava?”

“......”

Qual é a desse olhar triunfante?

Por favor, não me olhe desse jeito.

“Sinceramente, Araragi-senpai, se as suas palavras fossem escritas para o benefício das futuras gerações, elas teriam que ser escritas todas em negrito para capturá-las apropriadamente. O peso de cada uma das suas palavras é muito maior do que as de qualquer outra pessoa. Dizer que a persuasão vem de quem diz em vez do que é dito normalmente tem um significado negativo, mas teria um positivo se fosse usado em referência a você. Você não precisa se preocupar. Eu não tenho nenhuma intenção de faltar com os meus deveres como capitã. Não sou tão pretensiosa a ponto de ser tão negligente. Querendo ou não, eu estou bem ciente de que sou a estrela do time. Eu saí depois de instruir todo mundo no que eles iriam treinar. Na verdade, sem mim, elas podem ficar muito mais à vontade enquanto treinam. Como dizem, quando os gatos saem, os ratos fazem a festa.”

“Os gatos, hm?... Bem, é um alívio ouvir isso.”

“Pode ser um esporte, mas nós ainda somos primariamente estudantes. E nossa escola é uma preparatória para a faculdade. Os clubes e times têm primariamente o objetivo de criar boas memórias durante seus anos de adolescência, então o melhor para elas é serem amigáveis, despreocupadas e abertas. Você realmente é uma pessoa considerativa para não só se preocupar com os problemas de alguém não relacionado a você como eu, mas também com as minhas colegas de time. Estou realmente grata pela sua preocupação caridosa. Você tem um coração tão grande. Não posso acreditar que você iria tão longe a ponto de fazer o papel do insultador odiado pelo bem do time de basquete. Essa é realmente uma coisa gentil de se fazer para sua caloura. Eu nunca encontrei alguém tão gentil quanto você, Araragi-senpai.”

“E eu nunca encontrei alguém que nem você...”

Eu tinha quase certeza de que uma personagem que involuntariamente fazia tais elogios insultantes nunca existiu antes.

“Entendo. É uma honra e tanto você me dizer isso, Araragi-senpai. Ha ha. Um elogio vindo de alguém tão gracioso como você é tão inspirador. Eu sinto uma coragem que eu sabia não ter antes brotando de dentro de mim. Sinto que poderia fazer qualquer coisa agora. Se eu me sentir pra baixo por conta de alguma coisa, farei questão de vir falar com você. Tenho certeza de que ter o prazer de falar contigo me dará a motivação para fazer qualquer coisa.”

O sorriso da Kanbaru nunca desaparecia.

Seu sorriso quase a fazia parecer indefesa, mas o núcleo forte que eu podia sentir por detrás dele mostrava que não era assim. Aquele sorriso se originava da confiança absoluta que ela tinha em si mesma.

Ela era de um mundo completamente diferente do meu.

Ela era um tipo de pessoa completamente diferente do meu.

Aquilo por si só era imediatamente evidente. Mesmo não envolvendo a personalidade, uma estrela esportiva como a Kanbaru era de um mundo completamente diferente do de Araragi Koyomi. Eu estava bem ciente de que ela era um tipo de pessoa diferente de mim, mas restava uma questão. Por que Kanbaru Suruga tinha me chamado?

E ela tinha feito mais do que isso.

Ela tinha repetidamente me chamado.

Por que ela tinha continuado a me chamar?

Eu tinha quase certeza de que não era pelo que a Kanbaru tinha dito. Não tinha como ela falar comigo porque estava se sentido para baixo por causa de algo e precisava de motivação. Eu não possuía esse tipo de poder sobrenatural. Se eu tivesse, estaria o usando em mim mesmo. Procedi em perguntar à Kanbaru a mesma pergunta que eu tinha a feito inúmeras vezes durante os três últimos dias.

“Kanbaru, o que você quer hoje?”

“Oh, certo...”

Enquanto antes ela tinha me respondido tão prontamente e sem nenhum atraso, dessa vez Kanbaru hesitou. Mas, após um instante, o sorriso voltou ao seu rosto, e ela falou:

“Você leu a seção internacional do jornal esta manhã? Eu quero ouvir a sua opinião sobre o futuro da situação política na Rússia.”

“Você escolheu eventos atuais como assunto?!”

E sua escolha de eventos atuais foi horrível.

O meu conhecimento de política japonesa não era tão bom, e ela estava me pedindo para cruzar o oceano até a Rússia.

“Ah, você preferiria falar sobre a Índia, Araragi-senpai? Infelizmente, eu sou uma pessoa que sai muito e de mentalidade muito esportiva, então o meu conhecimento do campo TI é relativamente limitado. Os problemas com os quais a Rússia está lidando agora parecem muito mais realistas para mim.”

“... Eu não li o jornal esta manhã.”

Usei uma desculpa que duvidei poder enganar alguém. Na verdade, eu tinha o lido, mas não atentamente o suficiente para ter uma discussão adequada sobre isso.

“Entendo”, disse Kanbaru, em resposta, estreitando seus olhos levemente. “Imagino que não seja tão surpreendente que alguém ocupado como você não teria tempo de ler o jornal de manhã. E mesmo assim, eu disse algo tão insensitivo como isso. Desculpe-me. Estou pensando que podemos adiar essa discussão para amanhã. Tudo bem para você, Araragi-senpai?”

“Claro...”

“Você tem um coração tão grande. Não pensei que você me perdoaria tão prontamente. Você certamente deve ter pensado que eu era uma pessoa horrível para dizer algo tão raso e, mesmo assim, você respondeu tão generosamente sem dar voz a esses pensamentos. Acho que é isso que chamam de ter uma mente aberta e um coração largo. Eu acabei de passar a gostar de você ainda mais do que gostava antes, Araragi-senpai.”

“Entendo. Obrigado...”

“Por favor, não preciso ser agradecida por isso. Eu só estava dizendo meus sentimentos sinceros.”

“......”

Outra coisa sobre ela é que na verdade ela era bastante inteligente.

Realmente não parecia justo que algumas pessoas eram tanto boas nos esportes quanto inteligentes. Não que a Hanekawa ou a Senjougahara fossem particularmente não atlética, mas elas não eram nada comparadas àquela caloura. A Senjougahara tinha sido a estrela do time de atletismo no fundamental, mas a grande lacuna durante seus anos do ensino médio tinham certamente surtido um efeito. Especialmente se você considerasse o que ela tinha passado por conta de suas circunstâncias especiais.

De qualquer jeito, eu obviamente não pensava que a Kanbaru realmente queria ter um debate sobre a situação política na Rússia. Aquilo claramente servia para algum fim.

Eu tinha tentando perguntar a ela o que ela queria inúmeras vezes, mas ela nunca tinha me dado uma resposta adequada.

Ela tinha que ter algum outro motivo.

O problema era que eu não podia nem adivinhar qual poderia ser ele.

Por que ela tinha começado a me seguir por aí tão subitamente assim? Que ponto em comum havia entre Kanbaru, a estrela da escola, e eu, um terceiranista fracassado nos estudos?

Eu não podia pensar em nada.

“A propósito, Araragi-senpai, alguma coisa estranha aconteceu hoje?”

“Hã? Na verdade não. Tem sido um dia normal.”

Exceto por você.

Não, na verdade, eu já fiquei acostumado a você.

“Só sinto que tô prestes a ficar com dor de cabeça com essa prova que vem.”

“A prova, hm? Provas me dão dor de cabeça também. Elas são especialmente ruins para pessoas que têm times ou atividades de clube. Por uma semana de antecedência, a escola bane quaisquer treinos, então treino independente é a nossa única opção.”

“Entendo.”

Eu tinha dificuldade em entender por que você começaria um treino independente durante o tempo em que foi lhe dado uma pausa, mas eu não fazia parte do mundo dos esportes.

“Mas, pra você pessoalmente, na verdade isso é uma boa coisa, certo? Sua mão esquerda torcida pode se curar nesse período.”

“Hm? Ah... Sim. Isso mesmo.” O olhar da Kanbaru desceu até sua mão esquerda. “Aí vai você novamente, Araragi-senpai. Você vê o mundo de uma maneira diferente. É como se você sempre pensasse em como deixar as outras pessoas felizes. É um pensamento positivo tão maravilhoso.”

“Meu pensamento positivo não seria nada comparado ao seu mesmo que eu me esforçasse para melhorá-lo por 100 anos.”

Como exatamente você teria que criar uma criança para que ela se tornasse assim?

Ela era estranha demais.

“Bem, pode ser banal, mas estudar é o papel primário de um estudante. Mesmo que seja um saco, ainda temos que dar duro nas nossas provas.”

“É algo bom você não ter machucado sua mão direita.”

“Não, na verdade eu sou canhota,” disse Kanbaru. “Na maioria das situações cotidianas, ser canhota é inconveniente, mas no mundo dos esportes, geralmente isso te dá uma vantagem. Graças a isso, é um atributo valioso.”

“É mesmo?”

“Sim. Isso é verdade para quase todo esporte em que as pessoas são colocadas em competição direta. No Japão moderno, a maioria das pessoas naturalmente nascidas canhotas tem isso corrigido enquanto crescem, então cerca de apenas um de cada 10 atletas é canhoto. Araragi-senpai, que efeito você acha que essa probabilidade tem no jogo de basquete? O basquete é jogado com cinco contra cinco, então a probabilidade é de que somente uma pessoa na quadra seja canhota. Nesse caso, essa pessoa sou eu. Esse é um dos motivos pelo qual me tornei uma estrela.”

“Entendo...”

Eu meio que entendi, mas, ao mesmo tempo, não.

“Mesmo que isso fosse por conta do meu próprio descuido, uma vez que algo assim acontece, o lado puramente inconveniente disso fica bastante pior.”

“Canhota, hm? Bem, eu não jogo nenhum esporte, então não sei muito sobre isso, mas só a ideia de ser canhoto parece bem legal para mim.”

Dei minha opinião sincera.

Eu posso ter sido um pouco tendencioso, mas as ações das pessoas canhotas pareciam mais inteligentes que as das pessoas normais.

“Então vejo que você é canhoto também, Araragi-senpai. Ha ha. Eu pude notar imediatamente porque você usa seu relógio no seu braço direito. Pessoas canhotas são boas em perceber outros canhotos.”

“......”

Era somente uma coincidência que eu estava usando meu relógio no meu pulso direito, mas eu não consegui dizer a ela. Daquele momento em diante, eu decidi que tinha que escrever e segurar pauzinhos com a minha mão esquerda sempre que estivesse próximo a ela. Posso ter dito que pensava que suas ações pareciam mais inteligentes, mas eu não tinha nenhuma intenção de corrigir o meu próprio comportamento até eu mesmo ser um.

“A sua prova não vai ser difícil? Você não pode pegar a porção de japonês com a sua mão dominante assim, pode?”

“Com esse tipo de prova, nós não temos que escrever uma redação para alguma das matérias, e a minha escrita ficar um pouco mais bagunçada que o normal não será muito problema. Tenho certeza de que os professores levaram tudo isso em consideração. Sinto muito por mencionar algo que fez você se preocupar desnecessariamente, Araragi-senpai. Você realmente se preocupa com a sua caloura, né? Se você tem tempo livre para se preocupar comigo, você deve estar bastante preparado para essa prova.”

“Não, na verdade eu não tô tão preparado assim.”

Eu realmente não estava.

Eu não estava me preocupando com a minha caloura porque estava preparado. Na verdade, eu estava tudo, menos preparado.

“Na verdade, eu tô prestes a sair para um grupo de estudo.”

“Um grupo de estudo?”

Kanbaru parecia confusa.

Aparentemente, o termo grupo de estudo não era uma explicação suficiente para ela.

“É que... Bem, pra simplificar, minhas notas até agora têm sido bem ruins e a minha frequência foi lamentável no primeiro e segundo ano....”

Por que eu tenho que explicar isso?

E ainda mais para uma caloura... mesmo que ela seja uma estrela.

“Então essa prova é a minha única chance de verdade de restaurar minha posição.”

E no fim, eu usei palavras ainda mais pretensiosas.

Era um excelente exemplo de como eu era patético.

“Hm, entendo”, Kanbaru balançou a cabeça em positiva. “Eu sou do tipo que não se preocupa muito em estudar para as provas, então eu não entendo realmente. Mas, bem, acho que os meus colegas de classe às vezes se reúnem na casa de alguém antes de uma prova.”

“Sim. É algo assim.”

“Entendo. Então você está prestes a sair para a casa de um amigo. Mas...” Kanbaru hesitou por um momento. “Estudar não é que nem esportes. Reunir as habilidades de todo mundo junto não irá necessariamente ajudar...”

“Não se preocupe. Posso ter chamado de grupo de estudo, mas é só eu e outra pessoa e na verdade será somente eu recebendo ajuda com os meus estudos. Acho que você poderia dizer que tô sendo lecionado. Eu tô recebendo ajuda de uma colega de classe com notas realmente, realmente boas.”

“Hmm... Oh”, disse Kanbaru, como se ela tivesse acabado de perceber algo. “Então é a Senjougahara-senpai.”

“... Hm? Você conhece ela?”

“Você disse que era alguém na sua classe com boas notas, então quem mais poderia ser? Eu ouvi rumores sobre ela.”

“Hmm. Bem, sim. É ela.”

Acho que ela é bastante conhecida também.

Não é tão estranho que uma caloura saberia da Senjougahara.

Hm?

Mas a pessoa mais conhecida por boas notas em nossa classe não seria a Hanekawa? Ela não entregou a posição mais alta do nosso ano para ninguém. E mesmo que você pensasse na Senjougahara primeiro, você não diria “quem mais poderia ser”. Além disso, o termo “grupo de estudo” normalmente é usado para se referir a grupos do mesmo sexo, então você não pensaria primeiro no nome de um cara em vez de o de uma garota? Por que ela imediatamente pensou na Senjougahara?

“Bem, eu não deveria lhe segurar, então. Vou indo por hoje.”

“Claro.”

Kanbaru Suruga fez questão de acrescentar o “por hoje” enquanto anunciava sua intenção de sair.

Ela baixou seus quadris e esticou suas pernas.

Ela estava se aquecendo.

Após ter certeza de esticar seu tendão de Aquiles apropriadamente...

“Boa sorte, Araragi-senpai.”

Num instante, Kanbaru desapareceu da maneira em que tinha vindo, deixando para trás apenas o som de seus passos. Ela não era meramente uma boa corredora ou rápida com os pés; ela alcançou sua velocidade máxima de maneira anormalmente rápida. Se você cronometrasse sua velocidade em 100 ou 200 metros, provavelmente não teria um recorde excepcional, mas ela provavelmente se sairia muito bem contra alguém regular do time de atletismo numa distância muito curta como a de 10 ou 20 metros. Kanbaru Suruga parecia bastante especializada para o esporte do basquete, em que se tinha que se mover para frente e para trás numa quadra limitada. Logo vi, ela tinha completamente desaparecido da minha visão. Seus movimentos rápidos tinham feito sua curta saia se levantar de novo e de novo, mas ela estava vestindo uma polaina longa que era normalmente visível se estendendo para abaixo de sua saia, então não valia a pena se focar nisso.

Ela realmente deveria vestir um agasalho quando correr. Desse jeito, ela não daria esperança às pessoas em vão.

De todo jeito, senti que um grande peso tinha sido colocado sobre os meus ombros.

Tinha acabado relativamente rápido hoje, mas eu ainda não fazia ideia de por que ela estava me seguindo por aí. Isso não me deixou num humor muito animado, pois significava que a situação poderia possivelmente continuar indefinidamente. Dito isso, não era como se algum mal de verdade estivesse sendo feito e senti que poderia simplesmente ignorar isso, mas lidar com alguém como ela era exaustivo para alguém como eu. Na verdade, duvido que alguém pudesse falar com Kanbaru Suruga sem se esgotar. A única pessoa possível na qual eu poderia pensar era...

Bem...

Era a Senjougahara.

“Rararagi-san.”

“Isso certamente pareceu mais perto de estar correto do que da última vez, Hachikuji, mas não cante o meu nome como se a gente tivesse num musical. O meu nome é Araragi.”

“Desculpe, mordi minha língua.”

“Não, isso foi de propósito.”

“Eu mowdi minha línwgua.”

“Não foi de propósito?!”

“Eu vislumbrei.”[1]

“O meu verdadeiro talento?!”

Em algum momento, Hachikuji tinha reaparecido ao meu lado.

Ela deve ter retornado após ver Kanbaru partir. Com a Hachikuji, eu não podia ter certeza, mas era possível que ela tivesse retornado tão rapidamente porque se sentiu um pouco culpada por ter saído e me deixado sozinho. Nesse caso, na verdade ela deve ter intencionalmente errado o meu nome dessa vez para encobrir sua vergonha.

“Quem era aquela?”

“Você não notou?”

“Hmm, deduzindo do fato de que ela lhe chamou de ‘Araragi-senpai’, suponho que ela deva ser sua caloura.”

“... Uma excelente dedução.”

Kanbaru provavelmente compararia a Hachikuji com Marlowe ou algum outro detetive antigo e a elogiaria feito uma louca, mas eu não podia. Considerei fazer isso por um instante, mas algo dentro de mim não permitiria isso.

“Eu só estava escutando, mas parecia que a conversa dela não tinha nenhum assunto de verdade. Mesmo no final, não pude compreender qual o tema da conversa era. Ela correu atrás de você só para bater um papo?”

“Esse é o problema, Hachikuji. Eu realmente não sei.”

“Você não sabe? Essa opinião pinta uma pintura em aquarela.”

“As minhas opiniões tão no clube de arte?”

Ela deve ter querido dizer que faltava vivacidade nelas.

Eu decidi ser sincero com a Hachikuji.

“Na verdade, ela tá me perseguindo.”

“Perseguindo? Você quer dizer a coisa que as garotas vestem na parte inferior de seus corpos?”

“Isso seria uma meia-calça.”[2]

“Oh.”

“A palavra perseguição não funciona pra você? O que quero dizer é que ela é uma stalker.”

“Stalker? Você quer dizer a coisa que as garotas vestem na parte inferior de seus corpos?”

“Você tá se referindo a uma saia?[3] Por que você acha que sou tão fascinado com coisas que as garotas vestem na parte inferior dos corpos delas?”

Enquanto estávamos nisso, tentei pensar num termo que a Hachikuji poderia confundir com “polaina”, mas o meu vocabulário era pobre demais para vir com algo. Eu desisti e levei a conversa adiante.

“Eu não sei por que, mas ela teve evidentemente me seguindo por aí nesses últimos três dias. Parece que toda vez que eu me viro, ela me chama. E é sempre ela que faz isso. Eu nunca chamei ela, nenhuma vez. E toda vez, é exatamente como você disse. As conversas não têm nenhum ponto principal. Ela sempre só bate um papo comigo, e eu sinceramente não consigo saber o que ela quer.”

Ela devia ter algum motivo.

Mas eu não conseguia encontrar nenhuma pista para qual poderia ser.

Ela provavelmente estava o escondendo de mim.

O único lugar usado tanto pelos do terceiro ano quanto pelos do segundo ano era a área de esportes exteriores, então nós quase nunca nos esbarraríamos um com o outro por acaso. Isso significava que a Kanbaru tinha que sair do seu caminho para me procurar durante os curtos intervalos entre as aulas.

Eu sabia disso tudo, mas isso era tudo que eu sabia.

“Hmm. Mas não tem uma resposta óbvia para isso? Não é possível que ela simplesmente tem uma queda por você, Araragi-san?”

“Hã?”

“Se bem me lembro, ela mencionou algo sobre gostar de você.”

“Pensando nisso, ela disse mesmo. Mas eu seriamente duvido disso. Foi uma figura de linguagem; ela não queria dizer isso. Não sou o protagonista de um galge, então não vou simplesmente ficar popular de repente um dia.”[4]

“Isso é verdade. Se você fosse o protagonista de um galge, isso faria de mim uma das garotas-alvo, e isso simplesmente não irá acontecer.”

“......”

Essa garota estudante do primário sabe o que é um galge?

Não que eu tenha jogado um alguma vez.

“Mas se eu fosse, eu definitivamente seria uma das personagens mais difíceis.”

“Não, eu acho que na verdade você seria bem fácil...”

Se você conseguisse passar pela timidez dela, todo o resto cairia no lugar pouco a pouco. Se houvesse seis heroínas, ela parecia ser do tipo que seria completada em quarto lugar.

Bem, dado o problema com a idade dela, ela podia de fato ser uma das mais difíceis.

“Kanbaru não é desse tipo de... Espera, teve um rumo dela ter romances intensos. Mas tem quase literalmente zero coisas em comum entre a gente. Diferente deles... Diferente da Kanbaru e parecidos, eu sou um ninguém completo.”

Pensando nisso, ela já sabia do meu nome e em que classe eu estou quando me chamou pela primeira vez.

Por que ela sabe disso?

Alguém contou a ela?

“Ela viu você acolhendo um gato abandonado?”

“Eu nunca acolhi um.”

Na verdade, eu nunca nem tinha visto um.

Além disso, que tipo de gato simplesmente sentaria numa caixa de papelão dizendo “por favor, me acolha”?

Quanto tempo levaria para que você treinasse um para fazer isso?

“Então ela viu você recolhendo restos?”

“Você acabou de tratar gatos e restos como se eles fossem a mesma coisa, não foi?”

Isso sim foi uma figura de linguagem. Por favor, não deturpe minhas palavras intencionalmente. Você realmente é uma pessoa doente para gostar de colocar palavras na boca de uma garotinha desamparada.”

“Você devia se desculpar com os gatos. Eles podem ser bem assustadores.”

“Não foi esse o meu ponto, Araragi-san. Aparentemente, amor à primeira vista de fato existe. E aparentemente, as relações entre as pessoas são decididas baseadas nas primeiras impressões de uma da outra. Isso não poderia explicar o porquê dessa garota estar lhe seguindo por aí?”

Hachikuji parecia estar se divertindo e não conseguia parar de rir.

Nesse sentido, ela realmente era uma estudante do primário.

“Tem que ser isso. A garota em mim está me dizendo que é definitivamente isso. O que você fará, Araragi-san? Parece que atualmente ela está apenas testando as coisas, mas ela poderia confessar seu amor para você no futuro próximo. O que você fará? O que você fará?”

“Escuta aqui. Não gosto muito de como algumas pessoas insistem em explicar tudo com sentimentos românticos. Sabe, aquele poder do amor que você vê em filmes estrangeiros antigos. Se tudo pudesse ser resolvido assim, a vida seria muito mais fácil. Não pode ser isso. Acho que é muito mais provável que ela simplesmente tenha algum motivo secundário. Além disso,” falei. “Eu já desbloqueei a rota da personagem mais difícil de todas.”

Notas do Tradutor[edit]

  1. "Eu vislumbrei" = "kaimamita", "mordi minha língua" = "kamimamita".
  2. "Perseguindo" = "sutõkingu", "meia-calça" = "suttokingu".
  3. "Stalker" = "sutõka", "saia" = "sukãto".
  4. Galge é um tipo de jogo japonês focado em interações com personagens femininas atraentes com características típicas de mangás e anime.


Retornar para Macaca Suruga 001 Voltar para a Página Monogatari - Português Brasileiro Continuar para Macaca Suruga 003