Bakemonogatari: Volume 1 - Caranguejo Hitagi 002

From Baka-Tsuki
Jump to navigation Jump to search

“Senjougahara-san?” Hanekawa inclinou a cabeça para o lado, mostrando perplexidade em seus olhos. “O que você quer saber sobre Senjougahara-san?”
“Você sabe,” eu hesitei, “estou apenas curioso.”
“Hmm.”
“Você sabe, tipo, ela tem um nome estranho, não tem?”
“Senjougahara é o nome de um lugar.”
“Ah... Bem, não é isso. Estou falando sobre o seu primeiro nome.”
“Se eu não estiver errada, o primeiro nome dela é Hitagi, não é? Não é estranho. Se me lembro bem, é um termo relacionado às obras públicas.”
“Você realmente sabe tudo...”
“Eu não sei tudo. Eu só sei o que eu sei.” Embora Hanekawa não parecesse satisfeita com a minha explicação, ela não persistiu e apenas comentou desligada. “É muito raro para Araragi-kun querer saber de outras pessoas.”
“Dá um tempo,” eu disse.
Hanekawa Tsubasa.
Ela é a representante de classe
Ela é uma garota com o ar de representante de classe, com óculos apropriados, obediente às regras, muito séria e popular com os professores, uma das raças raras que hoje em dia só existem nos animes e mangás. Ela foi representante de classe durante toda a vida e tem um ar sobre ela que sugere que continuará a ser representante de classe durante toda a vida, também é a representante de todos os representantes. As pessoas dizem que ela poderia ter sido escolhida por um deus para ser representante de classe, quando digo pessoas quero dizer eu.
Ficamos em classes diferentes no primeiro e segundo ano da escola e só acabamos na mesma classe no terceiro ano. Mesmo antes de estarmos na mesma classe, eu tinha ouvido sobre a existência de Hanekawa. Era um fato, se Senjougahara estava no topo da classe a cada ano, Hanekawa era a melhor aluna. Ela alcança pontuação máxima de cinco a seis matérias, como se fosse um passeio no parque, e mesmo agora posso lembrar-me de seu talento desumano. Nas provas do primeiro semestre do nosso segundo ano, inclusive Educação Física e Artes Plásticas, o único erro que ela cometeu foi uma pergunta “pegadinha” de História. Ela era tão famosa que mesmo se eu não quisesse, eu teria acabado ouvindo sobre ela.
Infelizmente, não, talvez seja uma coisa boa, mas não descarta o fato de que é irritante. Hanekawa é honesta e prestativa com outras pessoas. E é honestamente lamentável que seja uma pessoa determinada também. Ela é uma pessoa tão séria que não muda de opinião depois de se decidir. Nós tivemos nosso primeiro encontro durante as férias de primavera, num pequeno incidente que agora já deve estar terminado, e embora ela não soubesse que estaríamos na mesma sala ela disse que me reabilitaria.
Para alguém como eu, que não era nem um delinquente, nem uma criança problema, nada mais do que um enfeite na sala de aula, a sua declaração veio como um choque. Não importou o quão duro tentei fazê-la desistir, ela me obrigou a me tornar o representante de classe assistente.
Foi por isso que hoje, dia 08 de Maio, nós dois ficamos até depois da escola, para planejar o Festival Cultural que era para ser realizado em meados de Junho.
“Apesar de este ser o Festival Cultural, nós somos alunos do terceiro ano. Não podemos fazer nada grande porque vamos ter os exames em breve,” disse Hanekawa.
Como se esperaria da representante de todos os representantes de classe, ela dá mais importância às provas do que a festivais culturais.
“Em vez de perder tempo recolhendo opiniões com pesquisas, que tal pensar em algumas idéias e deixar a classe votá-las?”
“Parece bom para mim. Democrático.”
“Como de costume, você faz isso soar tão negativo. Como se você já estivesse derrotado.”
“Eu não estou derrotado. Não ataque os meus pontos fracos.”
“De qualquer forma, apenas para referência, Araragi-kun, o que você fez para o Festival Cultural nos últimos dois anos?”
“Uma casa assombrada e um café.”
“Entendo... o normal, tão normal. Pode-se até dizer medíocre.”
“Imagino.”
“Medíocre pode ser bom.”
“Não diga isso.”
“Ahaha.”
“A maioria das barracas serão medíocres, mas é uma idéia tão má assim? Não só temos de entreter os convidados, mas também temos que manter as coisas interessantes para nós... Isso me lembra, Senjougahara... Ela não participa de Festivais Culturais, participa?”
Não no ano passado, e no ano anterior a esse tampouco.
Não é só em Festivais Culturais. Senjougahara provavelmente não participa em qualquer coisa fora do horário de aula normal. É esperado dela o não participar de Festivais Esportivos, mas não participa nem de passeios de classe ou acampamentos. A desculpa é que o médico proibiu qualquer esforço físico, ou algo do tipo. Agora que penso nisso, é estranho. Os exercícios físicos são compreensíveis, mas excluir qualquer forma de atividade física...
Mas e se...
E se eu não estiver imaginando coisas.
E se Senjougahara realmente não tiver peso.
Na verdade, tirando as aulas normais, em situações em que ela vai estar rodeada por um grande número de pessoas, como as aulas de educação física, haverá um aumento nas chances de ser tocada, e ela definitivamente não poderia ser capaz de participar.
“Você está muito preocupado com Senjougahara?”
“Não é verdade.”
“Os garotos preferem garotas fracas e doentes depois de tudo. Isso é tão pervertido.”
Hanekawa brincou.
Não é um lado dela fácil de ver.
“Doente, hein...”
Eu suponho que você poderia chamá-la de doente.
Mas será que isso conta como uma doença?
Está tudo bem deixar isso como uma doença?
É fácil entender o porquê do corpo se tornar mais leve durante a doença, mas isso foi muito além do nível de uma doença. Da escada mais alta, quase como se estivesse dançando, uma menina fina caiu. Foi uma situação onde a pessoa que tentou pegá-la deveria definitivamente ser ferida.
Apesar disso, não houve impacto.
“Você não deveria saber mais sobre Senjougahara do que eu? Afinal, você está na mesma classe que Senjougahara por três anos consecutivos.”
“Pode até ser, mas algumas vezes garotas sabem mais sobre garotas...”
“Será...?”
Um riso cínico.
“Se uma garota tem problemas, ela não iria falar com garotos sobre isso, você não concorda?”
“Isso é verdade.”
É claro que é verdade.
“É por isso... pense nisso como uma questão de representante de classe assistente para representante de classe. Que tipo de pessoa é Senjougahara?”
“Bem.”
Hanekawa, que não parou de escrever, mesmo enquanto ela falava comigo (ela escreveu, apagou e reescreveu “Casa Assombrada” e “Café” como os primeiros itens na lista de “itens a ser apresentados durante a Festival Cultural”), parou e cruzou seus braços.
“Senjougahara, bem, seu sobrenome parece até perigoso à primeira vista2, mas ela é uma estudante de honra sem problema algum. Ela é inteligente e não foge dos deveres de limpeza.”
“Eu aposto. Eu já sabia disso. Estou perguntando sobre coisas que eu não sei.”
“Mas eu só estou na mesma sala que ela há um mês. É claro que há muitas coisas que eu não sei. E teve a Golden Week também.”
“Ah, certo, a Golden Week.”
“Tem alguma coisa sobre a Golden Week?”
“Nada, por favor, continue.”
“Ah... Está certo. Senjougahara não é alguém de muitas palavras e não parece ter um amigo sequer. Por mais que eu tente me aproximar dela, ela dá a sensação de ter construído um muro ao redor dela...”
“...”
Como esperado, ela vê através de todos.
Mas claro, eu esperava aquela resposta à minha pergunta.
“Isso... é realmente difícil,” disse Hanekawa.
Severa.
“Pode ser por causa de sua doença, eu suponho. Durante o ensino fundamental, ela era mais enérgica e brilhante.”
“Quando você diz ensino fundamental, Hanekawa, você esteve na mesma escola fundamental que Senjougahara?”
“Hã? Você não me perguntou por causa disso?” Ela pareceu surpresa. “Somos da mesma escola fundamental, Escola Pública Fundamental Kiyokaze. Mesmo que nós não estivéssemos na mesma classe, Senjougahara era famosa.”
Mais do que você, você quer dizer, era o que eu queria dizer, mas não o fiz. Hanekawa odiava ser tratada como alguém famosa. Embora eu ache que ela não é autoconsciente o suficiente, ela parece pensar de si mesma como “uma garota normal, cuja única função é colher os frutos de sua dedicação”. Na opinião dela, estudar é algo que qualquer um pode fazer.
“Ela era muito bonita e boa nos esportes.”
“Boa nos esportes...”
“Ela foi a estrela do atletismo. Ela também quebrou vários recordes, eu acho.”
“Atletismo...”
Isso significa.
Ela não era assim no ensino fundamental.
Energética e brilhante, ou seja, para ser claro, é totalmente inimaginável quando você olha para Senjougahara agora.
“Por isso eu ouvi muito sobre ela.”
“Ouviu?”
“Que ela era uma garota muito atenciosa. Que ela não discrimina, que trata a todos igualmente bem e que ela veio de uma família boa. Seu pai foi uma das pessoas mais importantes em uma empresa de capital estrangeiro, mora em uma mansão e, embora ela seja muito rica, ela não é esnobe. Ela está acima de nós e visando ainda mais.”
“Ela parece ser uma Super mulher.”
“Bem, é provavelmente uma meia-verdade.”
Rumores são rumores.
“Claro, isso é o que eles estavam dizendo naquele tempo.”
“Naquele tempo.”
“Depois que entrou no ensino médio, ouvi dizer que ela ficou doente. Apesar disso, fiquei chocada quando acabamos na mesma turma este ano e eu a vi. Afinal, ela não era o tipo de estátua no canto da sala de aula. Pelo menos não em minha mente.”
Foi o que ela supôs de maneira egoísta, disse Hanekawa.
Foi definitivamente uma suposição egoísta.
As pessoas mudam.
Do ensino fundamental ao ensino médio, é esperado que as pessoas mudem. Eu mudei, e Hanekawa também deve ter mudado. Por isso é compreensível que Senjougahara tenha mudado. Ela deve ter tido seus próprios problemas e talvez realmente tenha ficado doente. Isso poderia ser a razão pela qual ela havia perdido a autoestima. Ela deve ter perdido sua energia. Qualquer um ficaria deprimido quando está doente. Especialmente se tivesse sido muito animado no passado. Fazia sentido.
Provavelmente isso podia ter sido a verdade.
Se isso não tivesse acontecido esta manhã.
Isto é o que posso dizer.
“Mas eu provavelmente não deveria dizer isso sobre Senjougahara.”
“O quê?”
“Comparando com o passado, ela é muito mais bonita agora.”
“...”
“Sua existência é... muito frágil.”
Silêncio. Ela tinha acertado em cheio.
Isso.
Uma existência frágil.
Ela não tinha... presença.
Como se ela fosse um espírito?
Senjougahara Hitagi.
Uma garota doente.
Uma garota sem... o peso.
Uma lenda urbana.
O assunto de fofoca.
O material de Boatos.
Meia-verdade, era isso.
“Ah, acabei de lembrar uma coisa.”
“Hã?”
“Oshino me chamou.”
“Oshino-san? Para quê?”
“Alguma coisa. Bem, ele provavelmente quer minha ajuda em seu trabalho.”
“Entendo.” A expressão de Hanekawa era ilegível.
A mudança repentina no tópico, mais como a tentativa visível para contornar o problema, a fez parecer desconfiada. Dizendo que eu tinha de “ajudar em seu trabalho” foi no impulso do momento. É por isso que não me dou bem com pessoas inteligentes.
Ela provavelmente pode dizer o que estou pensando.
Levantei-me, forçadamente tentando manter meu tom leve.
“Então, vou deixar como está agora. Posso deixar o resto com você, Hanekawa?”
“Se você concordar em compensar por hoje, então está tudo certo. Não há muito que fazer, por isso vou deixá-lo livre por hoje. Você não deve deixar Oshino-san esperando.” Hanekawa havia dito isso por minha causa.
Parece que usar o nome do Oshino-san foi uma boa escolha. Oshino foi um benfeitor para ambos e nós não queremos parecer ingratos. Bem, é claro que eu tinha levado isso em consideração e não era exatamente uma mentira.
“Então, para o item do Festival Cultural, está tudo certo se eu tomar a decisão? Embora nós vamos ter a aprovação do resto depois.”
“Certo. Vou deixar o resto com você.”
“Dê lembranças minhas para o Oshino-san.”
“Eu vou.”
E eu saí da sala de aula.


2 - Senjougahara foi um campo mítico de batalha entre os deuses do monte Nantai e do monte Akagi. É escrito justamente com os caracteres de campo de batalha e campo/planície.


Voltar para Série Monogatari Continuar para Caranguejo Hitagi 003